Os primeiros sinais de povoação apareceram logo após o descobrimento do Brasil, com a passagem por essas terras de portugueses e castelhanos. O objetivo era o de catequizar os índios e descobrir tesouros.

Pequenos núcleos foram se desenvolvendo com a mineração e o tropeirismo, depois com a agricultura, erva-mate e madeira. Por volta de 1680 iniciou-se a colonização de terras através da distribuição de Sesmarias. Os proprietários das terras normalmente moravam em São Paulo e Paranaguá.

A primeira povoação de Balsa Nova ocorreu no ano de 1702. Sete anos mais tarde, foi construída a Capela Nossa Senhora do Carmo, que mais tarde passaria a ser Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá.

Em 25 de janeiro de 1961, o distrito de Balsa Nova é desmembrado de Campo Largo e torna-se o Município. A partir daí, superada a fase de transição administrativa, a cidade vive sua independência, união e prosperidade.

Pontos turísticos que podem ser visitados durante o período em que estiver hospedado na Pousada Gileade:

 

Parque Manancial de Balsa Nova


Inaugurado em 07 de junho de 2003, numa área de 162.185,68 m², o Parque foi construído com o objetivo principal de proteger o manancial de água do município. Nele estão localizadas também a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

 

 

 

Serra de São Luiz do Purunã


Serra com altura média de 1.050 metros com clima úmido e temperaturas médias que variam 12°C a 27°C. A região possui os cânions, lagos, recantos, cachoeiras, cercado por uma grande beleza e proporciona descanso e lazer. Localiza-se no Distrito de São Luiz do Purunã.

 

 

Capela do Tamanduá


Tombada pelo patrimônio histórico e artístico do Paraná, é a segunda Igreja Católica do Estado do Paraná. Foi construída por carmelitas por volta de 1730, localiza-se no Morro do Tamanduá a 6 Km da BR 277 no Km 114, sentido Ponta Grossa a Curitiba.

 

 

 

Recanto dos Papagaios


Instalado em uma área de aproximadamente 15.000 m², as margens da Rodovia BR 277, na divisa dos municípios de Palmeira e Balsa Nova. Localiza-se na BR 277 a 4 km do Posto do Spréa sentido Curitiba – Irati

 

 

 

Ponte do Rio dos Papagaios


É uma obra tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, considerada um monumento de engenharia nacional. Foi construída em 1876 por imigrantes alemães por ocasião da visita de D. Pedro II ao Paraná. Localiza-se sobre o Rio dos Papagaios, nas proximidades da BR 277.

 

 

Vila de São Luiz do Purunã


Centro do Pólo Turístico da região, composto de Portal, Mirante, Cavalovia, Acampamento Tropeiro Parque de Rodeios e Casarios Típicos onde estão instalados a Casa da Cultura, Centro de Artesanato, Café Colonial e Restaurante Tropeiro.

 

 

 

© 2014 - Pousada Gileade